“Melhorar é mudar; ser perfeito é mudar com frequência.”
Churchill disse isso em resposta às críticas de que ele mudou de partido político. Grandes líderes são corajosos e vulneráveis. Eles refletem sobre seus pontos fortes e fracos e corrigem o curso – às vezes de maneira muito pública – para garantir que seus comportamentos correspondam aos seus valores e objetivos, mesmo quando não é fácil.
Todos nós crescemos e mudamos com o tempo… e as marcas também. Seja em resposta a uma nova linha de produtos e serviços, uma evolução na identidade visual ou para refletir uma mudança na missão e nos valores de uma empresa, um rebrand pode manter uma organização alinhada com um cenário em constante mudança.
No entanto, este não é um passo que deve ser tomado de ânimo leve. O custo do rebranding de uma empresa pode ser alto se o objetivo dessa mudança e a abordagem desse problema não forem cuidadosamente considerados. Não só pode custar-lhe muito tempo e dinheiro, mas a reputação da sua empresa pode estar em jogo se você errar o alvo.
O que é rebranding?
Rebranding é um exercício para mudar ou melhorar qualquer elemento importante da marca, por exemplo, logotipo, paleta de cores, tipografia, etc. A ideia por trás disso é que uma marca está evoluindo e a empresa quer que as pessoas saibam sobre ela.
Uma empresa pode mudar a marca o quanto quiser, desde a simples alteração de seu slogan ou logotipo, até a alteração de tudo, incluindo o nome da empresa. É útil considerar três tipos diferentes de rebranding:
- Atualização da marca – Você altera apenas pequenos detalhes, como modernizar aspectos individuais do seu logotipo ou alterar levemente os tons da sua paleta de cores.
- Rebrand parcial – Você altera certos elementos, mas não outros, como usar um novo logotipo que usa elementos, temas e cores do seu logotipo antigo.
- Rebranding completo – Você muda tudo como se fosse uma empresa completamente diferente.
Seja qual for a abordagem mais atraente para suas circunstâncias atuais, é importante que o objetivo de sua marca seja cuidadosamente considerado. A história está repleta de exemplos de rebranding que tiveram resultados longe do ideal:
- A simplificação de logotipo e embalagem da Tropicana acabou custando à empresa uma perda de 20% nas vendas
- A Pepsi pagou US$ 1 milhão para atualizar um logotipo que alienou muitos de seus clientes fiéis
- A tentativa de rebranding da Gap que foi tão rejeitada por seus clientes que foi revertida apenas alguns dias depois.
Esses exemplos não significam que o rebranding de uma empresa não seja uma decisão sábia – dadas as circunstâncias certas, uma nova aparência pode ser um ativo significativo para uma marca. Talvez sua imagem existente esteja atrasada visualmente, o que significa que você está parecendo antiquado ou limitando suas chances de capturar um novo público. Ou você reimaginou os objetivos e valores de sua empresa e quer refleti-los externamente.
Dicas para se preparar para o rebrand corporativo
Depois de estabelecer que seus motivos para buscar uma mudança de marca são apropriados, um plano de lançamento de atualização de marca envolverá várias etapas significativas para garantir melhor um resultado bem-sucedido.
Identifique a visão, missão e valores da sua empresa
Comece reafirmando em sua mente o que sua empresa representa hoje e como isso difere de onde você estava quando sua marca atual foi introduzida. Como seus valores mudaram? Você tem novos objetivos e metas? Ao dedicar tempo a este tópico, você terá uma noção mais forte de onde sua identidade precisa evoluir e em que direção.
Auditar ativos de marca existentes
Você não precisa necessariamente reinventar a roda para atualizar sua marca. Em vez de começar do zero, olhe para seus ativos existentes e veja o que pode ser recuperado. O que ainda se alinha com a nova direção que você deseja levar sua marca e o que precisa ser reimaginado?
Essas expressões de sua marca existente serão indispensáveis para sua equipe – somente entendendo onde sua marca está agora você pode planejar efetivamente seu futuro.
Garantir a adesão das principais partes interessadas
Liderança. Funcionários. Clientes. Acionistas. Existem muitos grupos que você precisará convencer para tornar sua marca um sucesso, por isso é valioso colher suas opiniões e prepará-los para a mudança que você pretende fazer.
Uma vez que você tenha o apoio deles, as chances de um bom resultado melhoram muito do que se você lançasse as ideias ou mudasse para elas sem qualquer aviso. Também fornecerá informações valiosas sobre se sua marca será aceita e se é necessária.
Construa a equipe certa
Uma mudança de marca deve ser um esforço colaborativo em toda a sua equipe para fazer a mudança acontecer e garantir que o produto final não aliene os funcionários. Obtenha representantes de toda a gerência sênior, marketing, vendas, recursos humanos e outros departamentos envolvidos que possam fornecer informações ativamente sobre o reposicionamento de sua marca.
Prepare-se para atualizar as diretrizes da marca
Como a documentação-chave no cerne da identidade da sua marca, é importante que você esteja pronto para atualizar as diretrizes da sua marca com os novos visuais, paletas de cores, palavreado e muito mais que sustentarão sua nova direção.
Além disso, armazenar essas informações valiosas em um portal de marca digital pode ser crucial para garantir que todos em sua equipe estejam cientes da mudança, limitando o potencial de qualquer um de seus ativos de marca anteriores ressurgir mais tarde.
Planeje um lançamento bem-sucedido
Considere como você pretende conscientizar o mundo sobre sua nova direção. Você pode querer provocar a chegada de sua marca por meio de uma mídia social ou campanha de marketing por e-mail, deixando as pessoas empolgadas com a chegada, em vez de lançá-la no inconsciente.
Ou talvez você sinta que um anúncio ou atualização de site do nada terá um efeito mais atraente. Um exemplo clássico disso é a campanha viral Old Spice que absolutamente catapultou a marca anteriormente antiquada para a próxima geração.
Claro, há muito que deve ser levado em consideração para que uma estratégia de rebranding funcione como pretendido.
Você está pronto para uma nova marca?
Esteja você optando por uma leve atualização do visual e das mensagens da sua marca ou por uma revisão completa da marca que leva sua empresa a um novo e brilhante amanhã, é essencial ter as ferramentas ao seu lado para acomodar essa grande mudança.
A Vauss oferece uma seleção poderosa de recursos que podem ajudar a facilitar o processo de desenvolvimento de seu website e garantir que os resultados permaneçam em suas futuras campanhas de marketing.
Você pode ler mais sobre nossos agência de Branding e ficar à vontade para entrar em contato conosco se estiver interessado em saber mais sobre as soluções oferecidas.