Por que contratar uma agência para criação de logotipo para advocacia?
Criar uma marca forte para seu escritório de advocacia não é diferente de criar uma marca para qualquer outra pequena empresa. No entanto, existem algumas especificações do setor que você deve estar ciente. Use este artigo como uma lista de verificação para ajudar a criar sua estratégia de marca.
Defina o logotipo para seu escritório de advocacia
Um erro comum que muitas empresas iniciantes cometem (incluindo prestadores de serviços jurídicos) é priorizar o marketing ao invés do branding. A realidade de que não pode haver marketing de sucesso sem uma estratégia de marca clara.
Em outras palavras, você sabe o que e como faz seu trabalho, mas por que é advogado? Qual é a sua opinião exclusiva sobre a prática do direito? A maioria ou todos os seus concorrentes alegarão ser confiáveis e profissionais, mas o que realmente o diferencia? Responder a essas perguntas o ajudará a criação de logotipo para advocacia (ou proposta de valor) e os valores da sua marca (como você faz negócios, com quem, para quem).
Atender a um público-alvo específico pode ajudar a impulsionar o reconhecimento da marca e aumentar o valor de sua marca (o valor de sua marca com base em quão bem ela é conhecida). Uma parte integrante da definição de criação de logotipo para advocacia é descobrir quem são seus clientes em potencial. E não estamos falando apenas de uma área de prática específica que restringe automaticamente o seu mercado-alvo. Você também precisa deixar claro com quem deseja trabalhar.
Por exemplo, você pode ser um advogado trabalhista cuja missão é ajudar “o pequeno” a lutar contra grandes corporações.
Crie um logotipo para advocacia memorável
Claro, existem vários caminhos que você pode seguir na criação de logotipo para advocacia. Usar uma marca simples é uma escolha atemporal e segura, mas pode soar impessoal. Adicionar um elemento abstrato e visual pode funcionar bem com um slogan dizendo qual é a sua prática ou a promessa da marca.
Os monogramas são extremamente populares na área jurídica e por um bom motivo. Eles são simples, elegantes e fáceis de incluir em qualquer coisa, desde papéis timbrados a produtos de marca. Melhor ainda, esse tipo de logotipo é ótimo para todos os tipos de experimentos visuais.
Desenvolver uma identidade visual e criação de site para advocacia
Quando você sabe “quem” é sua marca, é hora de decidir como ela será. Existem várias decisões importantes a serem tomadas ao criar a identidade visual para advocacia, incluindo um esquema de cores e a tipografia que você usará para sua marca. Você pode não pensar muito nisso no início, mas lembre-se de que tomar uma decisão informada neste estágio pode evitar que você tenha que mudar a marca cedo demais. Escolher algo que seja apropriado, atraente e em sintonia com a identidade de sua marca ajudará a aumentar o valor de sua marca.
Como fazer essa parte do processo de branding? Uma ótima maneira de começar é criando um quadro de humor.
Embora alguns advogados da velha escola possam argumentar que, no setor jurídico, nada se compara ao boca a boca ou a um cartão de visita dado no momento certo. Embora as referências sejam sem dúvida importantes, a realidade é que a grande maioria das pessoas hoje usa a pesquisa do Google para encontrar um serviço jurídico.
Assim como qualquer outro site, o site do seu escritório de advocacia precisa ser otimizado para SEO. Mais importante, isso significa usar as palavras-chave certas, um site ágil e amigável.
Mas quando se trata de web design, quais são algumas boas dicas a seguir? Primeiro, certifique-se de incluir as páginas da web necessárias, como “Sobre nós”, “Serviços” e “Contato”.
Em seguida, adicionar uma seção de blog ou postar atualizações de notícias regulares, como comunicados à imprensa ou atualizações sobre serviços ao cliente, também ajudará a otimizar o mecanismo de pesquisa do seu site. Em um nível diferente, no entanto, ele mostrará aos clientes-alvo que visitam sua página da web que você é profissional e está atualizado.
Finalmente, esses advogados da moda também têm uma seção de blog com vários tópicos do setor jurídico que são relevantes tanto para outros profissionais quanto para clientes em potencial. Postar regularmente não é só uma ótima maneira de otimizar o mecanismo de pesquisa do seu site, mas também de impulsionar seus esforços de marketing de conteúdo (mais sobre isso na próxima seção).
Mídias sociais para escritório de advocacia
Claro, a mídia social para advocacia é uma parte extremamente importante da estratégia de marketing do seu escritório de advocacia. No entanto, considere quais perfis de mídia social valem seu tempo e que tipo de mensagem você deve usar. Por exemplo, o LinkedIn é provavelmente o canal mais relevante para todos os profissionais jurídicos; no entanto, plataformas como Facebook, Instagram ou YouTube podem ser boas para compartilhar conteúdo e conectar-se com clientes em potencial.
Quando se trata de criar materiais de marketing para escritório de advocacia, você deve sempre se relacionar com a marca de seu escritório de advocacia. Use o mesmo esquema de cores, voz da marca e inclua seu logotipo em todos os ativos de marketing. Além de materiais de marketing mais tradicionais, como postagens em mídias sociais, banners de e-mail, panfletos, você também pode pensar em pequenos presentes de marca que pode dar aos clientes, como canecas, artigos de papelaria ou sacolas.
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A importância de uma marca forte
Seu escritório de advocacia não é uma empresa mundial de bebidas que existe desde 1886. No entanto, uma marca forte é tão importante para você quanto para a Coca-Cola.
Branding para escritório de advocacia. Possuindo uma marca forte você:
- Gera confiança. Uma marca forte é autêntica, transparente e focada no cliente, três coisas que geram confiança continuamente. Se um cliente pode confiar em você, eles serão leais a você.
- Aumenta a lealdade. Cerca de 89% dos consumidores permanecem fiéis a marcas que compartilham seus valores. A única maneira de comunicar esses valores com clareza é por meio de um processo de Branding forte.
- O diferencia da concorrência. Uma marca forte é perceptível e implora por atenção. Como resultado, você se destacará entre os mais de um milhão de outros advogados por aí.
- Ajuda você a manter o foco. Com uma estratégia de marca clara, você manterá o foco na missão e nos valores de sua empresa. Você não perderá tempo ou dinheiro em esforços que não se alinham com o propósito de sua empresa.
- Encoraja a conexão. Os consumidores tomam decisões de compra com base na emoção. Uma marca forte ajuda você a se conectar com seus clientes em um nível emocional, o que os inspira a entrar em contato.
O Branding para seu escritório de advocacia deve ser:
- Consistente. Tudo, desde o seu logotipo até a maneira como você atende ao telefone, deve comunicar uma marca consistente. Se o seu site for formal, atenda o telefone de maneira formal. Se você é uma empresa moderna que visa clientes da Geração Z, seja mais casual em seu marketing. Tudo deve funcionar em conjunto de forma coesa.
- Autêntico. Se você não é uma pessoa brincalhona e alegre, mas tenta forçar a brincadeira em sua marca, não vai funcionar. Cerca de 86% dos consumidores dizem que a autenticidade é importante ao selecionar marcas para gostar e apoiar. Seja quem você é. Se você forçar qualquer outra coisa, as pessoas verão através de você e não confiarão em você.
- Autoritário. Os clientes querem o melhor advogado para eles e para suas necessidades. Sua marca deve comunicar sua autoridade dentro de seu nicho jurídico. Como resultado, você construirá confiança com seus clientes-alvo. Como você constrói autoridade? Aprenda tudo o que puder sobre as necessidades de seus clientes, resolva esses problemas e compartilhe sua experiência com outras pessoas. Utilize o blog do site do escritório para gerar artigos relacionados, criar conteúdo e gerar autoridade.
A Agência Vauss é especializada em Branding para escritório de advocacia, e websites com foco no usuário final e no crescimento dos negócios em primeiro lugar. Raramente isso é mais importante do que para escritórios de advocacia para os quais ‘agir em nome de nosso cliente’ é o princípio central do negócio.
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