Marketing de confeitaria, como conseguir mais clientes e pedidos

Marketing de confeitaria, como conseguir mais clientes e pedidos

Os produtos de confeitaria tornaram-se indispensáveis na vida moderna. Ao mesmo tempo, várias confeitarias estão surgindo em muitas ruas hoje, tornando a competição acirrada e multifacetada. É imperativo ter um plano de marketing digital de ponta para ter sucesso na indústria de confeitaria hoje.

As pessoas no mundo contemporâneo estão acostumadas a meios online para navegar, escolher e comprar quase tudo de que precisam. Então, naturalmente, independentemente de você ter uma confeitaria de varejo humilde ou uma marca de confeitaria estabelecida, você deve seguir o caminho digital para tornar seus produtos visíveis e conhecidos pelos compradores.

A necessidade de uma estratégia robusta de marketing digital para confeitarias

Antes de algumas décadas, havia confeitarias no varejo que ofereciam quase o mesmo tipo de produtos recém-assados padrão. A moderna indústria de confeitarias deu origem a gigantes comerciais que agora possuem uma enorme rede de distribuição. Isso exige que os empresários do ramo de confeitarias sigam as campanhas de marketing mais modernas para administrar tanto as confeitarias de varejo quanto a grande rede de confeitarias com valor de marca.

Isso enfatiza a necessidade de adotar uma estratégia de marketing digital prudente que ajude a alcançar e reter o sucesso. O marketing digital para confeitarias é um grande impulsionador de qualquer negócio. Isso também vale para a indústria de confeitarias. Oferecer aos consumidores a oportunidade de percorrer as várias categorias e opções e fazer sua escolha com facilidade é um requisito básico hoje.

O setor de confeitarias – com sua própria ampla variedade de produtos com diferentes cores e sabores – deve fazer de campanhas de marketing digital eficazes sua principal estratégia de negócios. O marketing digital para confeitarias tem o potencial de aumentar drasticamente a base de clientes de sua confeitaria por menos do que o custo da publicidade tradicional.

Seguir as estratégias online corretas garante valor pelo dinheiro e pelo tempo. Vários componentes devem ser colocados para trabalhar em sincronia para administrar uma confeitaria com sucesso.

A seguir estão algumas das principais estratégias que, quando seguidas, fará com que sua confeitaria se destaque das demais:

1. Um site de negócios é um requisito fundamental

Na era digital, um site, é claro, é uma necessidade absoluta para qualquer empresa moderna. A presença na web é essencial para obter excelente visibilidade online que ajuda seus clientes a encontrar sua marca facilmente. Um site novo e atraente funcionará como uma ferramenta de marketing eficaz que facilita a geração de exposição e conscientização.
Seu site é a cara do seu negócio que estende sua marca, permitindo que você mostre seus produtos e especialidades. Quando o seu site foi criado de forma eficiente e está disponível para uso para seus clientes existentes e potenciais, isso ajuda imensamente a manter seu negócio funcionando e a expandir enormemente sua base de clientes.

2. Certifique-se de que seu site brilhe e se destaque

Seu site é a janela que permite que seus clientes vejam e conheçam seus produtos. Seguindo certas técnicas, você pode tornar seu site não apenas fascinante, mas também eficiente do ponto de vista comercial.

Navegação simples e fácil: Crie um sistema de navegação muito básico que oferece informações fundamentais sobre o seu negócio, como localização, horário e menu de maneira facilmente acessível.

Otimize sua presença online: seja listado com todos os diretórios da web contemporâneos, como TripAdvisor, Yelp e também em sites de avaliação de confeitarias. Avaliações e recomendações são cruciais nas transações online.

A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é crítica: identifique e use os melhores termos de SEO. Invista dinheiro e esforço no processo de SEO e use frases e palavras-chave relevantes em seu site.

O processo de SEO ajuda significativamente a alcançar uma boa classificação nos motores de busca proeminentes, ao mesmo tempo que fornece uma experiência de usuário aprimorada. Isso torna o site fácil de usar e aumenta o tráfego do site.

Search Engine Marketing (SEM): tornar as pessoas cientes do site é tão importante quanto criá-lo de maneira atraente. Um site otimizado e facilmente pesquisável com palavras-chave aparecendo naturalmente é essencial.

Você pode ser listado nos diretórios locais e construir relacionamentos com empresas relacionadas, criando assim links de qualidade para o seu site. Adicionar uma seção de blog ao site facilita as atualizações regulares do site.

Fotos atraentes devem ser postadas: as imagens são muito mais atraentes do que o texto. Fotos dos deliciosos produtos da sua confeitaria devem decorar o site, intrigando os potenciais clientes que chegam a visualizá-los.

Descrição relevante dos produtos de confeitaria: A acessibilidade está se tornando rapidamente uma obrigação na web. Seu site deve ter uma descrição clara e adequada das iguarias, além de imagens.

3. Conecte-se a redes sociais de forma eficaz

Sites de redes sociais como o Twitter, Instagram e o Facebook oferecem inúmeras possibilidades de disponibilizar seu conteúdo para visualização do público. Crie sua página nesses canais poderosos e incentive os clientes a se inscreverem em sua página. O marketing de mídia social se tornou uma parte inerente da estratégia de marketing digital relacionada a confeitarias – pequenas e grandes.

Não apenas uma plataforma eficaz para mostrar seus produtos, eles também podem ser usados para oferecer promoções e descontos que atraem muitos visitantes. Oferecer brindes e descontos para aqueles que assinam as páginas de mídia social é uma maneira brilhante de aumentar os seguidores em tais plataformas e gerar receitas melhores.
Facebook: o Facebook é uma das maiores e mais populares plataformas de mídia social com uma infinidade de usuários em todo o mundo. É uma excelente ferramenta para manter o relacionamento com os clientes e fornecer um atendimento incrível. Ajuda a promover seus produtos e serviços, lançar novos produtos e atrair clientes em potencial.

Ao criar uma página de fãs no Facebook, você pode permitir que seus clientes encontrem e entrem em contato com você facilmente. Configurar uma página comercial com todas as informações relevantes sobre o seu negócio, como endereço da loja, endereço do site, endereço de e-mail e descrição do produto, será de grande ajuda para promover sua confeitaria.

Instagram: Criado exclusivamente para conteúdo visual e tendo alcançado o nicho como uma das principais plataformas de marketing digital, o Instagram é adequado para promover negócios de confeitaria. Publicar fotos e imagens com curadoria profissional e visualmente atraentes ajudará você não apenas a divulgar seus produtos, mas também a promover eventos e conteúdos especiais.

Que conteúdo pode ser postado no Instagram:
▪ Fotografias coloridas e fascinantes de itens de confeitaria
▪ Vídeos
▪ Detalhes da embalagem
▪ Fotos mostrando eventos e concursos
▪ Entretenimento exclusivo
▪ Fotos espontâneas

Twitter: A plataforma Twitter foi criada exclusivamente para compartilhar mensagens curtas e rápidas. Isso pode ser usado para atividades promocionais robustas e conexão com os clientes. Uma maneira eficaz e comumente adotada de envolver os clientes com sua marca é fazer perguntas e permitir que eles respondam. A promoção no Twitter ajuda a fornecer atendimento ao cliente e a alcançar ótimos relacionamentos com os clientes.

Algumas ideias de conteúdo para postar no Twitter:
▪ Imagens e vídeos curtos
▪ Notícias positivas da marca
▪ Cupons e códigos promocionais
▪ Reconhecimento do funcionário

Google Meu Negócio: um dos mecanismos de pesquisa mais usados em todo o mundo, o Google, é certamente uma ferramenta vital para promover o negócio de confeitaria. Quer a sua seja uma confeitaria local ou uma rede de confeitarias de marca, a ferramenta on-line gratuita do Google Meu Negócio permite que você marque sua empresa no Google Maps, permitindo que as fotos da sua empresa sejam rotuladas por meio de informações de GPS. Ele também permite que seus clientes façam uso dos comentários do Google.

Inscrever-se neste serviço gratuito de listagem de empresas é fácil. Ele permite que você forneça todas as informações relevantes sobre sua confeitaria para que qualquer pessoa que procure detalhes sobre produtos de confeitaria possa encontrá-lo. Você pode colocar belas fotos de seus produtos e compartilhar qualquer coisa relacionada ao seu negócio. Você pode responder aos comentários dos clientes.

As análises gratuitas oferecidas pelo Google ajudam você a rastrear com eficácia o número de pessoas que visualizaram sua empresa. Dessa forma, você pode direcionar clientes potenciais e atraí-los para suas instalações.

4. Convide um influenciador para revisar sua marca / produtos

Os influenciadores têm um impacto considerável no tráfego da web de qualquer empresa moderna. Um dos planos de marketing eficazes da indústria de confeitaria contemporânea é convidar um blogueiro de culinária para escrever análises de seus produtos. Comandando seguidores devotados e massivos nas redes sociais, os influenciadores permitem que você expanda suavemente o seu alcance para os compradores-alvo.

O marketing de influência ajuda a aliviar as dúvidas, se houver, de seus clientes em potencial. Uma observação positiva e um grito de influenciadores ajudam a atrair mais pessoas para sua loja. Você pode escolher entre uma ampla gama de campanhas que envolvem influenciadores.

5. Poste fotos e vídeos regularmente para se conectar com os clientes

Clique em fotos inspiradoras e grave vídeos envolventes de seus produtos de confeitaria recém-preparados e poste-os regularmente em seu site e nas páginas de mídia social. Isso ajuda a manter seu público ciente de sua marca e produtos.
Além de enviar fotos e vídeos regularmente de doces e guloseimas atraentes, você pode envolver clientes em potencial postando vídeos tutoriais. Isso lhes permite estabelecer um vínculo pessoal e emocional com eles. Certifique-se de sempre mudar as imagens e vídeos para torná-los novos e de alta qualidade.

6. Gestão de reputação online

Na era digital, as pessoas costumam verificar a classificação de qualquer produto antes de fazer a compra. Permitir análises, comentários e classificações de seus produtos e marca ajuda a torná-los conhecidos pelos usuários finais.
Registrar sua marca para classificação em sites ou páginas de mídia social permitirá que seus clientes verifiquem seus produtos facilmente na web. Existem várias plataformas de revisão como Dineout e Zomato.

7. Publique receitas para manter os clientes envolvidos e atraídos

Uma das maneiras mais eficazes de se relacionar com seus clientes potenciais e existentes é oferecer-lhes receitas que eles mesmos possam usar. Criar e compartilhar romances, receitas excelentes não apenas divertem os visitantes, mas também criam um sentimento de pertencimento e confiança.
Publicar conteúdo de qualidade sobre as nuances da culinária e tópicos relacionados manterá o público entretido enquanto alimenta sua curiosidade sobre sua marca. Fornecer informações detalhadas, como os ingredientes certos e a maneira certa de assar produtos deliciosos, garante que seu conteúdo se torne mais útil. Isso aumenta suas chances de obter uma melhor classificação nos motores de busca também.

8. Brindes e promoções ajudarão a atrair clientes

Negócios têm tudo a ver com lucro e cobertura de despesas, mas oferecer algo de graça aos clientes é uma maneira brilhante de ganhar sua atenção e confiança. Brindes e promoções ajudam muito a atrair clientes no ramo de confeitaria. É como a cereja do bolo que mais chama a atenção das pessoas.

Você pode optar por oferecer brindes de qualquer maneira, como entrega gratuita, produtos preparados e entregues instantaneamente ou produtos personalizados sob demanda. Isso ajuda imensamente a se destacar da concorrência e ganhar a confiança dos clientes.

9. Organizar uma competição é uma boa estratégia para cativar o público

Embora pareça ser um truque antigo, fazer uma competição e distribuir presentes ou vouchers é uma estratégia de marketing digital perene que paga grandes dividendos. Hospedar uma competição nas redes sociais pedindo ao seu público que goste de sua postagem e compartilhe sua postagem ajuda a aumentar o engajamento. Concursos e competições fornecem uma oportunidade de se conectar com seus clientes existentes, permitindo que você alcance novos.
Esse tipo de competição pode se tornar viral enquanto expõe seus participantes ao seu negócio e marca. Será mais fácil para você comercializar seus produtos para seus seguidores. Dar cupons de desconto ou uma oferta especial para aqueles que tiveram sucesso como um sinal de agradecimento pela participação aumentará o engajamento, bem como o conhecimento da marca.

A melhor maneira possível de promover seu negócio de confeitaria no mundo moderno é investindo em uma estratégia de marketing digital forte e robusta. O primeiro passo no desenvolvimento de seu negócio de confeitaria deve ser o planejamento detalhado de sua estratégia de marketing digital que não apenas leve sua marca para as massas rapidamente, mas também facilite a obtenção de reputação e boa vontade. Realize uma análise de mercado prudente e implemente suas ferramentas de marketing digital para alcançar o sucesso do negócio.

Ficar online para espalhar a palavra sobre o que você faz e o que tem a oferecer é uma maneira incrivelmente eficaz de levar sua marca a uma miríade de clientes e alcançar o sucesso.

Se precisar de ajuda com o marketing digital da sua confeitaria fale com nosso time de especialistas, entre em contato agora!

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PUBLICAÇÕES POR
Fernando Rocha

Diretor de Planejamento da Vauss, profissional com mais de 10 anos de atuação em agências.