6 Dicas para melhorar a navegabilidade do seu site

6 Dicas para melhorar a navegabilidade do seu site

A navegação de um site ou aplicativo é sua arquitetura interna , ou seja, todos os links que unem as páginas de um site e ao mesmo tempo o tornam fácil de usar. Também conhecida como Ux design ou design centrado no usuário, a arquitetura de navegação de um site atende a dois objetivos: Faça com que o visitante queira interagir com o site visitado . Estas interações, que garantem o sucesso de um site, podem assumir a forma de um contacto telefónico, de um e-mail, de uma compra, de um pedido de marcação ou do download de um white book. Permitir que os mecanismos de pesquisa indexem suas páginas e conteúdo . Na verdade, os links internos ajudam os motores de busca a compreender o conteúdo e o contexto da landing page, bem como as relações entre as diferentes páginas de um site.

1 – Opte por um design claro, agradável e responsivo.

Independentemente do dispositivo utilizado: computador, tablet ou smartphone, os usuários devem poder navegar com facilidade. Design responsivo é o design de layout que atende a essa necessidade, adaptando automaticamente um site a diferentes tamanhos de tela. Para estar o mais próximo possível das necessidades do público, o design Mobil First pode ser adotado inclusive para sites acessados ​​principalmente por smartphones.

É importante ressaltar que a vantagem do design responsivo não se limita a uma simples melhoria da experiência do usuário:

  • Melhora a classificação do seu site nos motores de busca. Os mecanismos de busca penalizam sites que não possuem uma versão responsiva.
  • Reduz a duração das atualizações. As atualizações feitas na versão desktop do site são automaticamente adaptadas para a versão mobile e não requerem nenhuma intervenção adicional.
  • Reduz custos. As versões desktop e mobile são o mesmo site, reduzindo custos de manutenção e hospedagem.


2 – Otimize a página inicial.

A página inicial de um site ou aplicativo deve permitir compreender em poucos segundos a oferta de serviços proposta e desencadear as primeiras interações, deve responder com clareza às seguintes questões:

  • Quem é esta empresa?
    O que ela esta fazendo?
  • O que esta empresa pode fazer por mim?
  • Que benefícios isso me trará?
  • Onde clico para saber mais?

Para avaliar a eficácia da sua página inicial, você pode usar a taxa de rejeição que o Google Analytics mede . Esta taxa mede a percentagem de visitantes que, ao chegarem a esta página, não visitam nenhuma outra página e, portanto, não interagem com o seu site. Se você notar uma alta taxa e um baixo número de páginas visualizadas por visitante você terá que fazer uma reflexão global para repensar seu site.

3 – Exponha sua oferta com clareza.

Quando um visitante chega à página inicial de um site, ele deve ser capaz de dizer para si mesmo à primeira vista: “Estou no lugar certo”

  • Use um layout claro, textos curtos e cativantes e palavras-chave corretamente selecionadas (relevantes para o seu negócio e familiares ao seu público).
  • Aumente a linha de base (área de identificação) que contém o nome do seu site ou empresa e a descrição dos seus serviços ou produtos.
  • Coloque 2 ou 3 argumentos no cabeçalho (topo da página) para convencer o usuário a permanecer no site e destacar uma forte proposta de valor.
  • Edite editoriais digeríveis, arejados e concisos e estruture-os com títulos, subtítulos, marcadores… para que seus leitores possam navegar facilmente por eles.
  • Utilize os códigos do público-alvo (cores, vocabulário, elementos visuais) para reforçar o seu sentido de identificação com o seu site.


4 – Aplicar as regras básicas do Ux Design.

A lista abaixo é diretamente inspirada nas 10 regras que integramos na fase de reflexão do Ux Design dos projetos dos nossos clientes (excluindo sites de e-commerce):

  1. Basta nomear cada página (e evitar URLs longos).
  2. Crie uma estrutura de árvore lógica e intuitiva.
  3. Limite o menu a um máximo de 7 guias.
  4. Elimine submenus tanto quanto possível.
  5. Exiba informações essenciais e atraentes acima da linha d’água (linha que separa a parte visível quando você chega a um local da parte abaixo que ficará visível usando scroll).
  6. Adicione uma trilha de navegação e um botão de retorno à página inicial para permitir que o usuário se localize no site.
  7. Cumprir a regra dos 3 cliques (o utilizador deve conseguir aceder à informação que procura na página inicial em no máximo 3 cliques).
  8. Insira um módulo de pesquisa próximo ao seu menu (para sites com pelo menos 5 páginas).
  9. Integre apelos à ação criteriosos e baseados em incentivos.
  10. Torne o número de telefone clicável na versão móvel.


5 – Melhore o desempenho do seu Site.

Um tempo de carregamento muito longo muitas vezes pode resultar em perda de vendas, leads e oportunidades perdidas. Para garantir que seu site não causará tal desventura, você pode usar o Google Page Speed ​​Insight, por exemplo, que lhe dará um cálculo preciso do desempenho do seu site (o teste deve ser feito para cada página).

Se o peso das suas imagens parece ser a principal causa do carregamento lento, você pode otimizá-las facilmente graças às diversas ferramentas online gratuitas. Essas ferramentas também têm a vantagem de remover dados ocultos dos seus arquivos e têm um impacto mínimo na renderização visual da imagem.

Se os problemas observados tiverem aspectos mais técnicos (recursos CSS não utilizados, tempo de execução de javascript muito longo, tempo de resposta do servidor muito longo…) nada está perdido, não se preocupe! No entanto, se as intervenções a realizar excederem as suas competências, aconselhamo-lo a contactar uma agência web que poderá consolidar o seu site a longo prazo e garantir-lhe um bom nível de desempenho.

6 – Crie possibilidades de conversão com call to action.

Lembre-se de que o objetivo de uma página inicial é incentivar os visitantes a navegar mais profundamente em seu site. Ao colocar botões de call to action (CTA) dinâmicos nas páginas do seu site, você orienta os visitantes através do túnel de conversão.

Bem visíveis e estrategicamente posicionados, os CTAs transformam as páginas do seu site em páginas de conversão . O objetivo é permitir que os visitantes interajam com o seu site com ações claras e atrativas que lhe tragam um benefício concreto como: incentivar a compra, facilitar o compartilhamento de informações do seu site nas redes sociais, assinar uma newsletter, solicitar um orçamento ou oferta.

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PUBLICAÇÕES POR
Fernando Rocha

Diretor de Planejamento da Vauss, profissional com mais de 10 anos de atuação em agências.