Como aumentar a autoridade do domínio e chegar à primeira página do Google

Quando se trata de pesquisa no Google, a primeira página é a terra prometida, e os profissionais de marketing digital em todos os lugares se esforçam para colocar seu site em uma dessas cobiçadas posições de alto escalão. Em termos de SEO, a autoridade de domínio é um ingrediente-chave para aumentar o desempenho do mecanismo de pesquisa.

Você pode ter ouvido o termo em conversas ou fóruns de discussão, mas o que exatamente é autoridade de domínio? E como você aumenta isso? Nossa equipe de profissionais de marketing reuniu nossas habilidades e experiência no setor para compilar um guia definitivo para autoridade de domínio. Vamos orientá-lo sobre o que é e como é medido, por que é importante e as etapas que você pode seguir para aumentar a pontuação de autoridade de domínio do seu próprio site.

O que é Autoridade de Domínio?

A autoridade de domínio, muitas vezes referida simplesmente como DA, é uma métrica de classificação usada para prever o quão alto seu site aparecerá nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP). A autoridade de domínio foi desenvolvida pela Moz e desde então foi replicada por outros recursos de SEO, como Ahrefs e SEMrush , especialmente desde 2019, quando a Moz decidiu remover sua calculadora DA como um serviço gratuito e sem inscrição. Diferentes provedores de serviços têm nomes ligeiramente diferentes para autoridade de domínio (classificação de domínio, autoridade do site etc.), mas se referem ao mesmo conceito.

Mecanismos de busca como o Google usam centenas de fatores para determinar suas classificações SERP, mas é importante observar que o Google não usa o DA como um de seus fatores de classificação. Em vez disso, considere o DA como uma previsão para a classificação que o Google atribuirá ao seu site, incluindo todos os seus subdomínios. É uma ótima maneira de entender sua eficácia de SEO, medindo seu site em relação aos de seus concorrentes e demonstrando sua relevância em seu nicho de mercado.

Simplificando: alta pontuação de autoridade de domínio = alta classificação no mecanismo de pesquisa = alto tráfego na web. Sua pontuação DA estará entre 0 e 100, sendo 100 a mais alta. Essa pontuação será diferente da autoridade de página (PA) de nome semelhante, que é uma indicação da eficácia de uma única página da web.

Como a Autoridade de Domínio é Calculada?

Diferentes provedores usam métodos ligeiramente diferentes para chegar a uma pontuação de autoridade de domínio, mas a lógica é bastante semelhante. A Moz usa mais de 40 fatores para determinar o DA. Algumas das principais notas que incorpora são:

MozRank – Este número indica o número de sites com links para o seu site. Também leva em consideração a qualidade dos sites vinculados.
Moz Trust – Isso verifica a validade ou a reputação de sites com links para uma página específica. Por exemplo, links vindos de um site governamental ou instituição acadêmica superior terão uma pontuação muito maior.
Link do perfil – O perfil de link é essencialmente um mapa de links de entrada e saída. Como sempre, links de boa qualidade são muito melhores para a pontuação.
Domínios raiz – O domínio raiz avalia o número de links provenientes de fontes exclusivas. Em outras palavras, se um site vincular ao seu site 50 vezes, isso contará como um, em vez de 50, vinculando domínios raiz.
Desempenho social – O conteúdo que é frequentemente curtido, compartilhado e comentado aumenta seu alcance social, o que contribui para o DA geral.
Estrutura do local – Se um site é ou não bem projetado e fácil de usar é outro fator determinante. A facilidade de navegação melhora a rastreabilidade do site para provedores de mecanismos de pesquisa.
Uma regra geral para pontuação de autoridade de domínio é:

  • Acima de 80 = excepcional
  • 61-79 = positivo
  • 50-60 = média
    31-49 = negativo
  • Menos de 30 = pobre


Qual pontuação de autoridade de domínio devo buscar?

Decidir o que constitui uma pontuação de autoridade de domínio ‘boa’ é uma questão de relatividade. Grandes empresas multinacionais como Microsoft ou Apple têm sites de alta autoridade e pontuações de autoridade de domínio para corresponder: 90 ou mais, ou até mesmo 100 perfeitos. Novos sites sem otimizações terão uma autoridade de domínio de site mais próxima de 20 ou até abaixo de 10.

É importante não olhar para a classificação de seu próprio domínio isoladamente, mas compará-la com as pontuações de seus concorrentes.
Por exemplo: você está administrando uma academia e seu site tem uma autoridade de domínio de 54. OK, você está em algum lugar na zona ‘média’. Mas como você deve entender isso?

Bem, comparado aos 90 marcados por uma empresa como a Nike, isso parece terrível. Mas a Nike não é sua concorrente. Seria uma comparação injusta e irreal. Em vez disso, você deve verificar o que as outras academias da sua área estão pontuando. Você pode descobrir que outros sites normalmente atingem uma pontuação DA na faixa de 40 a 50. Visto dessa perspectiva, seu site está apresentando um desempenho excelente.

Quaisquer alterações que você fizer em seu site não serão aplicadas nos mecanismos de pesquisa imediatamente. DA não é uma métrica em tempo real; leva aproximadamente 3-4 semanas para a Moz atualizar o Índice Mozscape, e esse é o tipo de prazo que você deve ter em mente quando estiver procurando obter ganhos em sua autoridade de domínio.

Otimização do carregamento do site e SEO

Como aumentar a autoridade de domínio

Como profissional de marketing digital, existem várias práticas recomendadas que você deve utilizar para aumentar seu DA, pois isso quase certamente melhorará seu desempenho no Google e em outros mecanismos de pesquisa. Isso pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso online e terá um enorme impacto no seu ROI, por isso reunimos um guia de técnicas testadas e comprovadas para você maximizar sua pontuação de DA.

Colete backlinks de alto valor
Backlinks são um dos fatores mais importantes na determinação da autoridade do domínio. Uma pesquisa conduzida pela Ahrefs descobriu que 90% dos sites não recebem tráfego orgânico do Google. A razão número um por quê? Esses sites não têm backlinks.

Vários backlinks de alta qualidade são essenciais para aumentar seu DA. Isso significa que sites confiáveis ​​e respeitáveis ​​precisam fornecer repetidamente links para seu site. De certa forma, é como receber um endosso de um site confiável. Eles estão atestando você.

Você pode querer explorar os sites de seus concorrentes para ver que tipo de links externos e domínios de referência eles têm – pense em entrar em contato com essas fontes e construir um relacionamento com elas. A postagem de convidados em outros sites é outra ótima maneira de criar backlinks, pois permite que você insira links para seu site usando a plataforma de outra pessoa.

Factoring backlinks em sua estratégia de construção de links pode ser um processo difícil e demorado, e existem serviços profissionais de construção de links de SEO disponíveis para ajudar a orientá-lo.

Nivele seus links internos
É uma ótima ideia apimentar cada página da web com links internos direcionando os usuários para outras páginas do seu site. Os links internos mantêm os visitantes engajados dentro dos parâmetros do seu site e, fundamentalmente, reduzem a taxa de rejeição, uma grande bandeira vermelha para o Google e outros mecanismos de busca.

Além disso, incluir muitos links internos aumenta a eficiência dos robôs de rastreamento de mecanismos de pesquisa, pois eles podem mapear o índice do seu site com mais facilidade. Você também colherá o benefício adicional de dar um pouco de suco de link gratuito para suas outras páginas. Link juice é um termo da indústria, que significa o número de links de qualidade apontando para uma página como um indicador de confiabilidade.

Audite seu site e descarte links ruins
Enquanto links de boa qualidade são como pó de ouro para sua autoridade de domínio, links vindos de sites com spam ou não confiáveis ​​são sementes venenosas e farão mais mal do que bem. Links tóxicos são definitivamente algo a ser evitado e você deve eliminá-los do seu perfil de links. Em alguns casos, links ruins podem até levar a uma penalidade do Google, efetivamente atirando nos seus resultados de SERP. É possível configurar o Google Search Console para ignorar links nocivos ou tóxicos, portanto, se isso é algo que o preocupa, você pode explorar essa possibilidade.

Da mesma forma, é importante certificar-se de que seu site não tenha links para sites tóxicos. Se você leva a sério sua autoridade de domínio, você vai querer se comprometer com auditorias periódicas de seu site para garantir que você se livre desses links ruins de sites com spam.

Publique conteúdo consistente e de alta qualidade
Ao pensar em seu perfil de link, é vital manter altos padrões em sua própria saída de conteúdo. Isso pode significar suas postagens de blog, vídeos, infográficos, artigos ou qualquer outra coisa que você produz para os usuários consumirem. Se as pessoas gostarem do que veem, é muito mais provável que compartilhem, aumentando seu engajamento e expandindo seu perfil.

Adquirir links de usuários independentes aumenta seu domínio raiz e significa que você tem mais chances de garantir um backlink de alta qualidade, de uma organização muito maior ou grupo reconhecido internacionalmente.

Ao abordar isso, é uma boa ideia analisar primeiro seu conteúdo anterior e ver quais peças tiveram o melhor desempenho. Isso pode informar a forma e a direção do seu conteúdo futuro e garantir que você esteja dando às pessoas mais do que elas gostam!

O objetivo é publicar conteúdo que valha a pena vincular e publicá-lo regularmente. O objetivo geral é se tornar uma autoridade e um líder de pensamento em seu setor – portanto, concentre-se em manter sua produção relevante, original, benéfica e bem executada. Você pode ajudar seu conteúdo promovendo-o em canais como e-mail ou mídia social.

Otimize sua experiência de usuário
A facilidade de uso de um site é um fator importante na determinação da DA. Uma boa estrutura de site ajuda os bots do Google a rastrear seu site de maneira fácil e eficiente, avaliando sua qualidade e relevância. Os mapas do site são uma ótima maneira de garantir uma boa estrutura do site; tornando mais fácil para o bot do rastreador navegar em suas páginas e criar um índice do site.

Outro aspecto da experiência do usuário a ser especialmente atento é a segurança do site. Garanta a segurança do seu site obtendo certificados SSL e movendo-o para HTTPS.

Uma área-chave que você deve prestar atenção é a experiência do usuário móvel. A partir de 2020, mais da metade de todo o tráfego da web vem de dispositivos móveis, a maioria dos quais são smartphones. Recentemente, o Google tornou os dispositivos móveis uma prioridade, portanto, você precisa garantir que seu site funcione sem problemas em dispositivos móveis.

Melhore a velocidade de carregamento do seu site
Velocidades de carregamento lentas são um grande desligamento para todos os usuários. No espaço lotado da Internet, você não pode se dar ao luxo de fazer as pessoas esperarem antes de terem acesso ao seu site; isso faz com que sua taxa de rejeição suba rapidamente, o que fará soar o alarme do Google e terá um impacto drasticamente negativo na autoridade de seu domínio.

Autoridade de domínio e sua estratégia de SEO
Ao iniciar o processo de aumentar sua autoridade de domínio, lembre-se de que não é algo que você pode controlar com a ponta dos dedos. É mais sobre colocar os ingredientes certos no lugar e deixar o processo se desenrolar ao longo do tempo. Não será um processo da noite para o dia, portanto, você deve gerenciar suas expectativas e criar um cronograma de longo prazo para melhorar seu DA.

Feito corretamente, aprender como aumentar a autoridade do seu domínio lhe dará uma visão clara do seu desempenho de SERP e uma referência valiosa para comparar seu site com os de seus concorrentes, tornando-o uma de suas ferramentas essenciais de SEO. A agência de marketing digital de serviço completo da Vauss pode fornecer a ajuda necessária para criar uma campanha de SEO local vencedora.

Na Vauss, somos especialistas na gestão de sites e otimização SEO e podemos ajudá-lo em quase tudo relacionado à transformação digital.

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PUBLICAÇÕES POR
Fernando Rocha

Diretor de Planejamento da Vauss, profissional com mais de 10 anos de atuação em agências.