Como determinar seu orçamento de marketing?

Saber quanto reservar para o marketing geralmente parece uma tarefa assustadora e complicada. Isso ocorre principalmente porque a maioria de nós não sabe o que considerar e por onde começar.

Determinar seu orçamento de marketing envolve vários fatores, incluindo suas metas de negócios, o tamanho do seu negócio, o setor em que você atua e o tipo de marketing que deseja fazer.

Não existe um tamanho único quando se trata de orçamento, mas existem certos métodos comprovados que podem ajudá-lo a determinar seu orçamento de marketing com precisão.

Conheça seus números

Vamos começar com os números, primeiro você tem que entender os números do seu negócio e saber o que eles significam para você.

Vamos começar com uma lista de números que você gostaria de saber antes de tomar uma decisão sobre seu orçamento de marketing:

  • Margem de lucro: entenda quanto você ganha a cada venda e use isso para calcular seu lucro líquido.
  • Custo por consulta: saiba quanto você gasta para obter 1 consulta ou venda
  • Custo por venda/serviço: quanto você precisa gastar para vender um serviço ou produto.
  • Taxa de conversão: a porcentagem de visitantes que concluem uma ação/conversão valiosa em comparação com o total de visitantes.
 

Porcentagem da receita ou orçamento fixo?

Depois de conhecer seus números, deve ser mais fácil decidir qual método você deseja usar para calcular seu orçamento de marketing. Escolher o certo será vital para o seu negócio, então pense com cuidado e não baseie sua decisão apenas em sua intuição, mas leve em consideração os números sobre os quais acabamos de falar.

Vamos falar sobre os dois métodos amplamente utilizados.

1- Porcentagem da receita

Em geral, a maioria das empresas aloca cerca de 7 a 12% de sua receita total para marketing. Você sabe por que esse é um ótimo método? Porque é um fato que você precisa gastar dinheiro para ganhar dinheiro, especialmente com cada vez mais empresas percebendo a importância do marketing.

Ao não definir um orçamento fixo, você garantirá que não perderá nenhuma oportunidade, por exemplo, se havia um canal que estava gerando muitas vendas para o seu negócio, parando porque você não tem nenhum mais orçamento para alocar não seria a escolha mais inteligente para o seu negócio.

O outro lado disso é que, se você não está atingindo suas metas de receita para o ano, reservar uma porcentagem para marketing garante que você não se comprometa com algo que não pode pagar.

Na verdade , tudo depende do ROI (retorno do investimento). Se existe um canal que cobre todos os seus custos e lhe dá um retorno positivo, você vai querer continuar investindo nesse canal. No entanto, é aqui que suas figuras realmente entram em jogo. Você precisa ter certeza de que é viável com todos os seus custos e margens de lucro.

2- Orçamento Fixo

O método alternativo para usar uma porcentagem de sua receita total para marketing é determinar um valor fixo como seu orçamento. Esse método é usado principalmente por empresas mais novas, pois elas não terão dados históricos sobre sua receita total e, portanto, precisam reservar uma certa quantia para atividades de marketing.

É nesse momento que você precisará de um plano de marketing sólido, pois primeiro precisará decidir o que deseja de suas atividades de marketing em primeira instância. Em vez de dividir seu pequeno orçamento entre vários canais e se espalhar muito, é melhor escolher uma meta SMART para você e focar nela quando estiver criando um novo negócio.

O único problema com esse método é que não há porcentagem nem como calculá-la, então ninguém pode dizer quanto você deve gastar. A melhor maneira de determinar seu orçamento fixo é fazer pesquisas. Converse com outros empresários, semelhantes ao seu tamanho e pergunte sobre o orçamento deles e veja se é um valor viável para você. Não tente se comparar com grandes marcas que vendem produtos/serviços semelhantes, certifique-se de encontrar uma marca do seu tamanho para poder comparar números.

Decida qual canal de marketing recebe o investimento

Determinar seu orçamento de marketing não termina apenas com a decisão de quanto você gastará em seus esforços de marketing; você também precisa pensar em quais canais de marketing precisa investir.

Um grande erro comum que as empresas cometem é pensar que precisam usar todos os canais de marketing disponíveis. Isso não é correto, você deve estar sempre se perguntando ‘como esse canal vai fazer a diferença para o meu negócio?’. Gaste dinheiro onde você pode realmente ver um retorno sobre o investimento e sempre meça o impacto de suas atividades de marketing.

 

Ao considerar em qual canal de marketing investir, especialmente para um novo negócio, comece pensando na jornada do cliente e concentre-se nas diferentes fases, como conscientização e consideração, uma a uma.

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PUBLICAÇÕES POR
Fernando Rocha

Diretor de Planejamento da Vauss, profissional com mais de 10 anos de atuação em agências.