Com que frequência devo atualizar o conteúdo e o design do meu site?

Com que frequência devo atualizar o conteúdo e o design do meu site?

Parabéns, seu site está no ar, e agora? Embora existam inúmeras opções, de PPC a marketing por e-mail, que ajudarão a levar seus usuários-alvo ao seu site, você simplesmente não pode deixá-lo como está por 10 anos e esperar sucesso. Você precisa manter seu site e sua empresa relevantes. As tendências de design mudam, os produtos e serviços ficam disponíveis, os interesses e a demanda flutuam e, tão importante quanto, o Google toma conhecimento de suas atualizações. Existem, no entanto, dois lados para atualizar seu site; conteúdo escrito é um, e design UX e imagens criam o outro. Embora existam inúmeras opções disponíveis quando se trata de atualizar seu site, incluindo recursos como segurança do site e SEO técnico, neste artigo veremos os aspectos de conteúdo e design, abrangendo conteúdo escrito, design, UX e imagens. Antes de responder à pergunta titular, porém, é importante saber por que você deve atualizar seu site.

Conteúdo escrito

Os mecanismos de pesquisa e, em particular, o Google, adoram novos conteúdos. É muito provável que os usuários do seu site estejam usando o Google; 84,08% dos internautas estavam em dezembro de 2022, segundo Statista. Adicionar conteúdo regularmente ao seu site não garantirá o cobiçado primeiro lugar nos resultados de pesquisa, mas com certeza ajudará. Quanto mais você atualizar seu site com novos conteúdos, mais frequentemente os rastreadores da web, como os notórios ‘Googlebots’ do Google, verificarão seu site, executarão seus algoritmos e determinarão a classificação do seu site. A questão é: qual conteúdo você deve adicionar ou atualizar?

Conteúdo existente

Sempre vale a pena programar lembretes para revisar o conteúdo do seu site, desde a página Institucional até serviços e produtos. O conteúdo pode facilmente parecer desatualizado ao fazer referência a eventos ou pessoas. Existem algumas coisas que devem ser atualizadas naturalmente, como adicionar alguém novo à página da equipe. Se você fez uma contratação, adicione-a. Isso não apenas contribui para a indexação de uma nova página, mas também é uma informação importante para seus clientes.

Os serviços e produtos devem ser atualizados à medida que suas respectivas informações forem alteradas. No entanto, ainda vale a pena considerar o conteúdo que você tem, se você está encontrando falta de interesse no produto ou serviço, ou talvez você receba muitas perguntas sobre isso. Ao adicionar mais conteúdo e detalhes, você fornece palavras-chave e elas aumentam a indexação e a classificação do seu site.

Novos conteúdos

Blogs, estudos de caso e eventos são ótimas maneiras de aumentar sua contagem de páginas. Além de receber o benefício de conteúdo novo (e potencialmente fácil), é sua oportunidade de reforçar sua experiência com credibilidade e manter seus clientes atualizados com o conteúdo de seu interesse. Com uma variedade de páginas, de serviços a blogs e cases, você pode ajudar os usuários a tomar decisões informadas e provar que você é a empresa certa para eles.

Você provavelmente está se perguntando com que regularidade deve adicionar novos conteúdos. Não é nenhum segredo, quanto mais vezes, melhor. Junto com todos os benefícios já mencionados, há também a tranquilidade de um site com conteúdo recente. Você vai comprar de uma empresa cuja postagem de blog mais recente foi na última terça-feira ou de uma que não publica há dez anos? Eles podem ter tomado a decisão consciente de parar de blogar (entendemos que pode ser difícil encontrar tempo quando você dirige uma empresa), mas isso não sugere que você ainda esteja ativo. O mesmo pode ser dito para as páginas de mídia social das empresas. Se o varejista A não publica há seis meses, mas o varejista B postou ontem, há mais confiança em B. Os usuários querem a garantia de que a empresa é proativa, engajada com seus clientes e, provavelmente, ainda no mercado.

O consenso geral para a regularidade da postagem no blog é pelo menos uma vez por mês, embora dependa do seu negócio. Se o seu site é de comércio eletrônico, uma postagem por mês é uma ferramenta de marketing útil e os blogs não são uma parte fundamental do seu site. No entanto, se você é uma empresa de revistas que compartilha seus artigos em seu site, uma postagem uma vez por mês simplesmente não será suficiente.

Design, UX e imagens

Em 2023 atualizamos o design, a estrutura e muitas das imagens de nosso site, e tudo isso pelos motivos certos. Quando se trata de sites e como eles se parecem e como são fáceis de navegar, você não deve fazer atualizações sem a devida consideração.

Projeto

Tendo um rebrand? Definitivamente, é hora de atualizar o design do seu site. Como uma marca importante e ativo comercial, seu site precisa ser consistente com todos os outros artefatos e colaterais de sua marca. Os clientes e usuários precisam saber que o site em que estão representa a empresa pela qual passaram anteriormente ou sobre a qual pegaram um folheto. Qualquer coisa, desde uma mudança de logotipo até uma revisão completa da marca, precisa ser realizada em seu site e funciona nos dois sentidos; não faça alterações relacionadas à marca em seu site sem aplicá-las em toda a empresa. É nesse ponto que as diretrizes da marca se tornam importantes.

Existem, no entanto, atualizações de design que você pode fazer para beneficiar você, seu site e seus usuários. Não é preciso dizer que hoje em dia seu site deve ser responsivo. Se não for, você precisa considerar isso. A forma como as páginas do seu site aparecem em celulares, tablets e laptops é importante. Em primeiro lugar, o Google irá considerar isso e puni-lo nos rankings se você não tiver um site compatível com dispositivos móveis. Em segundo lugar, se o design do seu site em dispositivos móveis não tiver sido considerado, ele não mostrará aos usuários o que eles precisam ver ou não poderá ser usado (o que está perfeitamente relacionado ao meu próximo ponto).

UX e estrutura

Se o seu site não estiver funcionando como você deseja, pode valer a pena dar uma olhada nas jornadas do usuário e no mapa do site. Existem muitos serviços on-line disponíveis que permitem rastrear como os usuários estão interagindo com seu site, desde visualizações de página até tempo em uma página e cliques em links. Se o objetivo final de um usuário for entrar em contato com você sobre um serviço e você descobrir que o link de uma página de serviço não está sendo clicado, reconsiderar a interface para incluir um formulário e detalhes de contato na página pode ser benéfico.

As páginas e o conteúdo são fáceis de encontrar? Seja analisando dados e interações do usuário ou até mesmo pedindo feedback aos clientes, você pode descobrir onde um usuário tem dificuldades em seu site. Pode ser qualquer coisa, desde nomear páginas no menu até não ter chamadas de ação cruciais nos locais mais visíveis.

Também vale a pena levar em consideração a experiência do usuário ao adicionar novas páginas ao seu site. Por exemplo, se você tem um site de comércio eletrônico que vende seis produtos, pode tê-los como itens do menu principal. Se você expandir sua gama de produtos, poderá ter trinta produtos divididos em quatro categorias. Você não vai encaixá-los em seu menu principal. O layout e a estrutura do menu precisam ser atualizados, provavelmente para um mega menu com títulos de categoria claramente definidos e os produtos listados abaixo.

Imagens

As fotos bregas já estiveram na moda? Se foram e seu site ainda os possui, é hora de atualizar suas imagens. Estes agora parecem não profissionais e parecem excessivamente genéricos. Existem bibliotecas de imagens gratuitas disponíveis que fornecem fotos naturais e verossímeis. Alguns antigos ainda perduram, mas você deve evitar qualquer um que pareça encenado, não natural ou falso.

Embora os sites geralmente comecem com imagens de estoque, pois as fotos ainda não foram tiradas, é importante que você se lembre de atualizá-las o mais rápido possível. Isso impedirá que sua empresa pareça genérica e sugere profissionalismo e cuidado na criação da empresa e do site.

Por razões semelhantes aos blogs e feeds de conteúdo, a atualização de imagens também prova que sua empresa está ativa e atualizada. Cada imagem em cada página não precisa ser atualizada, mas se você se concentrar nas páginas e áreas principais, poderá garantir uma aparência geral renovada. Você não quer que um usuário acesse seu site e veja sua imagem principal e depois revisite um ano depois e veja a mesma imagem. Isso sugere que você não tem estado ativo.

O melhor das imagens são as percepções visuais e como elas podem ser fáceis de atualizar. Você pode manter seu site atualizado usando imagens relevantes, talvez aquelas relacionadas à estação, se isso funcionar com sua marca. Vamos pegar um site de reserva de férias como exemplo. Com o fim do verão, as pessoas começam a pensar nas férias de inverno. A imagem principal na página inicial pode mostrar o sol brilhando e parecendo verão. Substitua essa imagem por uma com neve ou geada e você começará a atrair mais diretamente os usuários naquele momento. Você só precisa se lembrar de atualizá-lo ou alterá-lo novamente mais tarde.

Com que frequência?

Sites não são estáticos. Eles são uma representação viva de sua marca e negócios que devem ser mantidos e atualizados, garantindo consistência, beneficiando a capacidade de pesquisa e mantendo seus usuários engajados e informados.

Com que frequência devo atualizar meu site? A resposta nem sempre é a mesma ou simples. Recomendamos sempre que possível com conteúdo perene, como artigos de blog, mas mesmo que você gerencie apenas uma vez por mês, isso ainda será benéfico para você. A atualização de outro conteúdo de texto depende de como ele está sendo usado e entendido por seus usuários.

Que tal atualizar os elementos visuais, a navegação e a estrutura? O último, se feito corretamente em primeiro lugar, só precisará ser atualizado quando você adicionar novas páginas de conteúdo ou quiser reorientar seus serviços ou produtos. O estilo geral do design, no entanto, pode exigir uma revisão a cada poucos anos e deve ser atualizado quando os elementos começarem a ficar para trás das tendências ou se forem feitas alterações em sua marca.

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PUBLICAÇÕES POR
Fernando Rocha

Diretor de Planejamento da Vauss, profissional com mais de 10 anos de atuação em agências.